Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) III: Territórios Indígenas, Cartografia e Georreferenciamento. ( PII17018 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
40
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Explorar a cartografia indígena como uma forma de representação espacial dos territórios indígenas, reconhecendo suas características particulares, símbolos, linguagens e sistemas de representação, assim como sua importância na gestão territorial e na defesa dos direitos indígenas. - Analisar a legislação e as políticas territoriais relacionadas aos territórios indígenas, tanto no contexto nacional quanto internacional, incluindo a Constituição Federal, a Convenção 169 da OIT e outras normativas relevantes, assim como os desafios e avanços na garantia dos direitos territoriais indígenas. - Explorar e promover o mapeamento participativo como uma abordagem inclusiva e colaborativa para o conhecimento e gestão dos territórios indígenas, envolvendo as comunidades indígenas no processo de coleta, análise e representação de dados territoriais. - Estimular o diálogo interdisciplinar entre as áreas de cartografia, geografia, antropologia, direito e outras disciplinas relevantes para uma compreensão holística dos territórios indígenas e dos desafios relacionados à sua proteção e manejo. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia a cada uma das disciplinas do semestre letivo. Tempo aldeia : Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios), georreferenciamento e conflitos territoriais. Lideranças indígenas e lutas territoriais. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, MEC, 2006. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Schwarcz, 2019. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciênciauniversal.29ªed. Rio de Janeiro:Record,2019

Bibliografia Complementar
ACOSTA, Luis Beltran. El pensamiento revolucionario del Cacique Guaicaipuro. Caracas: Ediciones Akurima.2008. BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. 1998.Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre: PUC/RS, 1998a. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: Acesso em: 29.nov.2023. CERVO, Amado .Luiz. Metodologia científica/ Amado Luiz Cervo. Pedro Alcino Bervian, Roberto da Silva. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hal, 2007 MONTEIRO,John. Tupis, Tapuias e Historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre-Docência, IFCH-Unicamp, 2001 .
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.