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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Política e Organização da Educação Básica e da Educação Escolar Indígena ( PII17016 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Estudar as políticas educacionais, estruturas e organizações educacionais envolvidas na gestão e implementação da educação básica em contextos não indígenas e da educação escolar indígena, incluindo sistemas de ensino, secretarias de educação, órgãos governamentais e organizações não governamentais incluindo suas origens, evolução e impactos nas comunidades. - Promover a autonomia e autodeterminação das comunidades indígenas na gestão e implementação de suas próprias políticas e práticas educacionais, respeitando suas línguas, culturas, conhecimentos e formas de organização social. - Desenvolver estratégias inclusivas e participativas para a promoção da educação escolar indígena, envolvendo as comunidades indígenas, educadores, gestores educacionais, governos e outros atores relevantes no processo decisório e na implementação de políticas educacionais sensíveis às suas necessidades e realidades.

Ementa
Análise e reflexão crítica da realidade da escola indígena. Ação educativa com a pesquisa e intervenção pedagógica frente as leituras e ações possíveis no contexto educacional nas escolas indígenas. Delineamento de projetos de intervenção e ações..

Bibliografia
BEHRING, E. R. Capitalismo, liberalismo e origens. In: Política Social: fundamentos e história.6ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica de Serviço Social). CIAVATTA, M. A; RAMOS, M. A “era das Diretrizes”: a disputa do projeto de educação pelos maispobres. Revista Brasileira de Educação. v. 17 n. 49 jan.-abr. 2012. CHAUÍ, Marilena Público, Privado e Despotismo In: NOVAIS, Adauto (Org). Ética. Companhia dasletras, 2002.

Bibliografia Complementar
CURY, J. Estado e políticas de financiamento em educação. Educação e Sociedade. Campinas,SP. V.28, n. 100 – especial. p. 831 – 855, out. 2007. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LEI 9.394/1996. SILVA, M. A.; CUNHA, C. da (Orgs.) Educação Básica: políticas, avanços e pendências.Campinas, SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Políticas Públicas de Educação). FREITAS, Helena Costa Lopes de. Federalismo e formação profissional: por um sistemaunitário e plural. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 211-225, jan./jun. 2012.Disponível em: . Acesso em 20 set. 2016. SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO. Sebastião Pimentel; SALIM, Mari Alayde Alcantara(Orgs.). História da educação no Espírito Santo: vestígios de uma construção. Vitória: EDUFES,2014.
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