Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) I: identidades e práticas. ( PII17010 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
40
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Integrar os saberes acadêmicos aos saberes vivenciais de forma transdisciplinar; - Potencializar o pertencimento e a integração entre professores cursistas e seus territórios por meio da cartografia social; - Propor a criação de projetos de intervenção na perspectiva transdisciplinar. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia a cada uma das disciplinas do semestre letivo. Tempo aldeia : Cultura, trabalho e território. Memórias, histórias e vivências. Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios). Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade . In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : Saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, Carlos M. Trabalho e Conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

Bibliografia Complementar
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores . São Paulo: Arte & Ciência, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: Acesso em: 29.nov.2023. CARCANHOLO, Reinaldo A. Capital: essência e aparência. São Paulo: Expressão Popular, 2011. MEJÍA, Marco Raúl. Aprofundar na Educação Popular para construir uma globalização desde o sul. In: UNESCO. Educação popular na América Latina: desafios e perspectivas. Brasília: Unesco, MEC, CEAAL, 2005. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação : fundamentos ontológicos e históricos. RBE, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.