Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Economia e Administração de Empresas ( ECO16857 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Explicar e detalhar a análise da firma proporcionada pela disciplina de Organização Industrial, apresentando e comparando suas principais visões, com foco na questão das estratégias empresariais, e, neste sentido, apresentar e comparar visões sobre este tema da Ciência Econômica e da área de Administração de Empresas. Especial atenção deve ser dedicada à questão das estratégias empresariais voltadas para a área de inovação. A partir de toda essa discussão, serão discutidas noções sobre empreendedorismo, mais especificamente o empreendedorismo inovador.Apresentar e comparar as principais visões sobre a firma na área de Organização Industrial: Evolucionária, Custos de Transação e Agente-Principal. Conceituar competitividade e identificar os fatores de competitividade dos setores econômicos e seus padrões de concorrência. Identificar as diferentes estratégias que as empresas adotam para competir nos mercados, a partir das visões do economista e do administrador de empresas. Entender as estratégias de diversificação, financiamento e de internacionalização das empresas. Compreender como se realiza a cooperação interfirmas e a estratégia de inovação das empresas. Entender como as diversas políticas públicas afetam as decisões empresariais, principalmente as políticas voltadas para a área de inovação. Identificar o papel e o espaço das MPMEs na economia. Discutir noções sobre empreendedorismo, e, em particular, empreendedorismo inovador (ou de impacto).

Ementa
As diferentes visões sobre a firma na Ciência Econômica: Evolucionária, Custos e Transação e Agente-Principal. Competitividade: conceituação e indicadores. Estratégias competitivas da firma: visões da Economia e da Administração de Empresas. Estratégias de diversificação, de financiamento e de internacionalização da empresa. Estratégias de inovação. Cooperação interindustrial e redes de empresas: complexos industriais, arranjos produtivos locais. O papel e o espaço das micro, pequenas e médias empresas. Noções básicas sobre empreendedorismo.

Bibliografia
AZEVEDO, P. F. (2004). Organização Industrial. In: PINHO, D. & SANDOVAL DE VASCONCELLOS, M. A. (orgs.) Manual de economia. 5ª edição. São Paulo: Saraiva. DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Cultura Editores Associados: São Paulo, 1999.KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (Org.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Bibliografia Complementar
AIDAR, M. (2007). Empreendedorismo. São Paulo: Thomson Learning.BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A economia da estratégia.  5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. M.; MACIEL, M. L. (Org.). Pequena empresa, cooperação e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.NELSON, R. Schumpeter e as pesquisas contemporêas sobre a economia da inovação. In: _____. As fontes do crescimento econômico. São Paulo, Editora Unicamp: 2006.PENROSE, E. Teoria do Crescimento da Firma. Editora da Unicamp: Campinas. 2006.PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, vários anos.SCHUMPETER, J. (1943). Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.TIGRE, P. (2006). Gestão da Inovação. Rio de Janeiro: Campus.VARIAN, H. (2012). Microeconomia: princípios básicos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Campus.
Carregando...