Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia Econômica ( ECO07708 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir, de forma introdutória, as diferentes modalidades de conhecimento da sociedade. Estudar o debate acerca dos critérios de demarcação do conhecimento científico, apresentando as noções de metodologia, epistemologia e ontologia que permeiam o debate, de maneira a indicar a especificidade do conhecimento científico voltado à compreensão da sociedade. Introduzir o debate sobre o caráter científico (ou não) das teorias econômicas. E, por fim, expor o debate brasileiro sobre o tema.

Ementa
O conhecimento científico. Indução e dedução. Relativismo e historicismo. A objetividade da ciência. Positivismo e marxismo. Ciência e religião. O positivismo de Karl Popper: o processo de demarcação e a lógica científica. Thomas Khun e os paradigmas do conhecimento. Edgar Morin e a complexidade: crítica à segmentação disciplinar. Feyerabend e A RECUSA DO MÉTODO (o método do vale-tudo). Perspectivas metodológicas da ciência econômica.

Bibliografia
BARBIERI, Fábio., FEIJÓ, Ricardo L. C. METODOLOGIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO: O Modo de Fazer Ciência dos Economistas. São Paulo, Atlas, 2013. CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993. POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1996.

Bibliografia Complementar
BLAUG, Mark. Metodologia da economia; ou como os economistas explicam. São Paulo: Edusp, 1993. FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. LAKATOS, Imre. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, Imre, MUSGRAVE, Alan (ed.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979 MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 8ª ed., 2005. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.
Carregando...