Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ECONOMIA DO TRABALHO ( ECO04355 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a evolução temporal e teórica da relação salarial. O trabalho como conceito ontológico. 

Ementa
Trabalho e Ciência Econômica; os determinantes e do emprego e do desemprego na teoria econômica; salário e rendimento: discriminação e segmentação do mercado de trabalho: emprego, subemprego e desemprego; reestruturação produtiva e mercado de trabalho: do fordismo à acumulação flexível; produção, trabalho doméstico e trabalhos assalariado e por conta-própria; instituições e mercado de trabalho: o papel do Estado, políticas de emprego, reprodução da força de trabalho; o mercado de trabalho no Brasil nos anos 90: o neoliberalismo e seus impactos sobre a reprodução dos trabalhadores.

Bibliografia
ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, Editora da UNICAMP, 1995. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1996.

Bibliografia Complementar
AMORIM, Henrique. Trabalho imaterial: Marx e o debate contemporâneo. São Paulo: Boitempo, cap. 2, 2000. GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. PAMPLONA, João Batista. A controvérsia conceitual acerca do setor informal e sua natureza político-ideológica. Setor Informal. São Paulo: EDUC, p. 11-49, 2001 PRANDI, José Reginaldo. O trabalhador por conta própria sob o Capital. São Paulo, Edições Símbolo, 1978. PRIEB, Sérgio. O trabalho à beira do abismo: uma crítica marxista à tese do fim da centralidade do trabalho. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
Carregando...