Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Análise de Conjuntura ( ECO07658 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
A disciplina de Análise de Conjuntura tem como objetivo iniciar os estudantes no estudo, análise e acompanhamento dos indicadores da conjuntura econômica. Assim, ao final do curso os estudantes deverão: conhecer os principais indicadores econômicos, as fontes que os produzem e as metodologias especificas de elaboração desses dados; serem capazes de reelaborar as tabelas ou apresentá-los graficamente; analisar cada um deles e relacioná-los aos outros indicadores; explicar o comportamento dos indicadores utilizando, sempre que possível, os conhecimentos teóricos obtidos nas outras disciplinas. O curso será dividido em seis partes, de acordo com as seguintes áreas: preços e inflação, nível de atividade, emprego e salários, política monetária e financeira, política fiscal e setor externo.

Ementa
Como se faz análise de conjuntura. Inflação. Nível de Atividade. Empregos e Salários. Política Monetária. Política Fiscal. Setor Externo. Exercícios práticos de análise de conjuntura.

Bibliografia
FEIJÓ, Carmem A. et al. Para entender a conjuntura econômica. Barueri, SP: Manole, 2011. SOUZA, Herbert J. Como se faz análise de conjuntura. Petrópolis: Vozes, 1998. 18ed. SILVA, José C. F. Relações macroeconômicas básicas. Cardernos ANGE, Textos Didáticos 7. Rio de Janeiro: 1994.

Bibliografia Complementar
BACEN. Boletim do Banco Central do Brasil. Brasília: BACEN. (Números diversos). CECON/IE/UNICAMP. Séries e Indicadores econômicos no Brasil. Uma avaliação crítica. Campinas: CECON/IE/UNICAMP, 1994. (mimeo). FGV. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro: FGV. (Números diversos) FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. Produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996. 9ed. MEYER, Arno. (Org.) Finanças Públicas. Ensaios selecionados. Brasília: IPEA; São Paulo: FUNDAP, 1997.
Carregando...