Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ( LCE13810 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Fundamentos históricos da educação de surdos. Aspectos linguísticos da língua de sinais. A cultura e a identidade surda. Legislação específica. Sinais básicos para conversação.

Bibliografia
1)        GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda . 1 a. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 2)        LACERDA, C. B. F. Intérprete de LIBRAS: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental . 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação/FAPESP, 2009. 3)        QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos . ArtMed: Porto Alegre, 2004.

Bibliografia Complementar
1)        FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo . Porto Alegre: Mediação, 2005. 2)        LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. (org.) Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização . Porto Alegre: Mediação, 2009. 3)        LOPES, M. C. Surdez & Educação . Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 4)        SKLIAR, C.(org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças . Porto Alegre: Mediação,1998. 5)        VIEIRA-MACHADO, L. M. C. Os surdos, os ouvintes e a escola: narrativas traduções e histórias capixabas . Vitória: Edufes, 2010.
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