Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PRÁTICAS DE FÍSICA I ( FIS14455 )
Unidade:
Departamento de Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina Práticas de Física  I foI pensada deforma diversificar o currículo do Curso. As atividades serão desenvolvidas usando diferentes abordagenspedagógicas e recursos didáticos distintos. Essa abordagem mais dinâmica e participativa tem por objetivolevar o estudante a refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem. 

Ementa
Problemas, aplicações e discussões referentes aos tópicos de Física I como suporte à disciplina Física I. Proposição de problemas usando ferramentas computacionais.  Seminários e Projetos de Física/Ensino de Física na Educação Básica

Bibliografia
1.            FEYNMAN, Richard P., Leighton, Robert B. e Sands, Mattthew. Lições de Física de Feynman. Volumes 1, 2 e 3. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008. 2.            HEWITT, P. G., Física Conceitual, 11a ed., Editora Bookman, Porto Alegre, 2011. 3.            Nussenzveig, H. M.; Curso de Física Básica, Vol. 1, 5 ed, São Paulo: Edigar Blucher, 2014.

Bibliografia Complementar
1.            Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J.; Fundamentos de Física: Mecânica, 9ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 2.            Jewett, J. W.; Serway, R. A.; Física para cientistas e engenheiros, Vol. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2012 3.            Alonso, M.; Finn, E. J.; Física: Um curso universitário, Vol. 1; 2 Ed.; São Paulo: Blucher, 1972. 4.            Chaves, A.; Sampaio, J.F.; Física Básica: Mecânica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007. 5.            Tipler, P.A.; Mosca, G.; Física: para cientistas e engenheiros, vol 1,  Mecânica, 5ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006. 6.          CARVALHO, R. P. (org.). Física do dia-a-dia: mais 104 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula – e uma na sala de aula! Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Carregando...