Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Linguagem, decolonialidade e deficiência ( LET16423 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Fazer relações entre a linguística aplicada e os estudos da deficiência;  Compreender e problematizar diferentes noções associadas ao termo deficiência;  Identificar colonialidades existentes em relação à pessoa com deficiência;  Contribuir para a construção de uma sociedade anticapacitista;  Compreender e problematizar a diversidade de subjetividades e identidades que participam do processo educacional;  Contribuir para a formação de professores;  Contribuir para a naturalização da deficiência;

Ementa
Conceitos de língua e linguagem e suas aproximações com o conceito de deficiência; a história da pessoa com deficiência; decolonialidade e deficiência; os modelos médico e social da deficiência; linguagem e capacitismo; disability studies e a linguística aplicada. 

Bibliografia
MIGNOLO, Walter D. Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledges, and border thinking. Nova Jersey: Princeton University Press, xix, 371 p. 2012; (Princeton studies in culture/power/history) MIGNOLO, Walter D.; ESCOBAR, Arturo (Ed.). Globalization and the decolonial option. London: Routledge, x, 412 p. 2010; FARRELL, Michael. Deficiências sensoriais e incapacidades físicas: estratégias educacionais em necessidades especiais: guia do professor. Porto Alegre: Artmed, 112 p. 2008; (Estratégias educacionais em necessidades especiais); SILVIA DIAS CALDAS. Autismo: fala, linguagem e comunicação. Contentus 101;

Bibliografia Complementar
CANAGARAJAH, S. A decolonial crip linguistics. Applied Linguistics. Oxford University Press, p. 1-22. 2022; Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia. Contracartilha de acessibilidade: reconfigurando o corpo e a sociedade. ABA; ANPOCS; UERJ; ANIS; CONATUS; NACI: Brasília; São Paulo; Rio de Janeiro, 14p. DIRTH, T. P. 2020;   ADAMS, G. A. Decolonial Theory and Disability Studies: on the Modernity/Coloniality of Ability. Journal of Social and Political Psychology, vol 7(1), p. 260-289. 2019; DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007;  McRUER, R. Capitalism and disabled identity: Sharon Kowalski, interdependency, and queer domesticity. In McRUER, R. Crip theory: cultural signs of queerness and disability. New York University Press, p. 77-102. 2006; SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes. Decolonial Pedagogies, Multilingualism and Literacies. Multilingual Margins, Western Cape, ZA, v. 6, n. 1, p. 9-13, 2019;  GHADDAR J. J.; CASWELL, M. “To go beyond”: towards a decolonial archival práxis. Archival Science, 19:71–85, 2019; GARLAND-THOMSOM R. The case for conserving disability. Journal of Bioethical Inquiry, 9(3), p. 339-355, 2012; GOODLEY, D. Futures: four approaches to and three key themes of critical disability studies. In: GOODLEY, D. (org). Disability studies: an interdisciplinary introduction. Sage publications, p. 191-2013. 2017; MIGNOLO, W. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p.1-18, 2017; SOUZA, L.M.T.M.; DUBOC, A.P.M. De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 876-911, 2021;
Carregando...