Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa I ( LET15836 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivos Específicos:  Promover trabalhos colaborativos utilizando-se, essencialmente, de recursos digitais em tempos de pandemia e isolamento social.  Definir objetivos de desenvolvimento de língua inglesa de forma colaborativa.  Realizar estudos e pesquisas transdisciplinares envolvendo temas étnico-racias e o meio ambiente.  Investigar e propor propostas práticas relacionadas ao ensino de língua inglesa em tempos de pandemia e isolamento social.  Relacionar os estudos teóricos ao trabalho prático de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 

Ementa
Práticas ligadas ao ensino da Língua Inglesa que visam a uma atuação coletiva de formadores e aprendizes ao promover uma articulação de diversos saberes em uma perspectiva transdisciplinar. Interseccionam-se com estas práticas, temáticas étnico-raciais, sobre a história e a cultura dos povos indígenas, e sobre o meio ambiente.

Bibliografia
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013. WRAY, A.; TROTT, K.; BLOOMER, A. Projects in Linguistics: a practical guide to researching language. Londres, UK: Arnold, 2005. YULE, G. The Study of Language. 3. Ed. Cambridge, UK: CUP. 2006. 

Bibliografia Complementar
ELLIS, R. Understanding second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.  FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. KRASHEN, Stephen.D. The input hypothesis: issues and implications. London, New York: Longman, 1986.  LIGHTBOWN, P. & SPADA, N. How Languages are Learned. Oxford: OUP, 2004.  MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. A Natureza Social e Educacional dos Processos de Ensino/Aprendizagem de Línguas. Campinas: Mercado de Letras. 1996.
Carregando...