Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso ( LET13932 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·         Desenvolver autonomia como pesquisador. ·         Definir um tópico de interesse pessoal, ligado ao ensino de língua inglesa, com base nos conteúdos estudados durante o curso. ·         Montar e realizar um projeto de pesquisa que pretende aprofundar estudos teóricos e/ou práticos experimentados durante o curso. ·         Investigar e refletir sobre problemas práticos e/ou teorias relevantes ligados ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. ·         Realizar pesquisa no campo da linguagem (literatura ou língua) articulando-a com a educação. ·         Produzir um texto de acordo com os gêneros acadêmicos e as normas da ABNT.  

Ementa
Análise, reflexão e pesquisa de temas ligados à educação e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e literaturas de língua inglesa em suas múltiplas facetas envolvendo áreas de conhecimento afins. Organização e registro do processo investigativo num texto acadêmico de própria autoria.

Bibliografia
·         BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação : uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (Org.). Ensino de língua inglesa : reflexões e experiências. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores; 2010. WRAY, A.; TROTT, K.; BLOOMER, A. Projects in Linguistics: a practical guide to researching language. Londres, UK: Arnold, 2005. 

Bibliografia Complementar
ALLWRIGHT, D.; BAILEY, K. M. Focus on the language classroom: an introduction to classroom research for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press. 1991. ANDRÉ, M. Etnografia da Prática Escolar . Campinas, SP: Papirus, Série: Prática Pedagógica, 14a edição, 2008, 128p. BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador : introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Editora Parábola, 2008, 135p. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa : Teorias e Abordagens. [The landscape of qualitative research]. Sandra Regina Netz (Trad.). 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, 432 p. NUNAN, D. Research Methods in Language Learning . NY: USA. Cambridge University Press. 1992  
Carregando...