Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II ( LCE13934 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
9

Objetivos
–      Estabelecer contato inicial com a realidade do campo de atuação, articulando os conhecimentos específicos adquiridos com a prática. –      Problematizar a prática docente, desenvolvendo pesquisa e propondo ações de intervenção. –       Avaliar permanentemente a prática, estabelecendo uma visão crítica de reflexão e questionamento no estágio, com o intuito de aprimorar e amadurecer os conhecimentos obtidos durante sua formação acadêmica e a prática pedagógica desenvolvida/vivenciada; –      Despertar para o desenvolvimento dos princípios do exercício profissional, com responsabilidade e ética profissional; –      Perceber a ligação entre o conhecimento específico a que se propõe ensinar e os demais campos do conhecimento humano; Vivenciar o cotidiano da escola e as  questões inerente à função do docente;

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos educativos em geral e didático- pedagógicos que ocorrem na escola. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e as relações teórico/práticas no cotidiano escolar: o conceito de currículo, o planejamento, as ações pedagógicas, a seleção e organização de conteúdos, metodologias de ensino, o material didático –             análise crítica de seus textos e o exame de seus conteúdos, avaliação da aprendizagem.  Ações docentes, entendidas como regência de classe, contemplando a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos, com orientação para o ensino médio.

Bibliografia
IRALA, Valesca Brasil ; LEFFA, Vilson J. Passando a limpo o ensino de línguas: novas demandas, velhos problemas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 261-279 LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p.15-31. MURRAY, D. E., CHRISTISON, M. What English language teachers need to know. Volume II: facilitating learning. New York, NY: Taylor & Francis, 2011.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Rio de Janeiro: Casa Editorial Pargos,1997.               . Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias, 2006. BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Eaglewood Cliffs, USA: Prentice Hall Regents, 2000. LIMA, D.C.(org.) Ensino e aprendizagem de língua Inglesa. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. TAKAKI, N.H; e MACIEL,R.F. (Orgs).Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas,SP: Pontes Editores, 2014. P.209-229
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