Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa I ( LCE13933 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
9

Objetivos
1. Estabelecer contato inicial com a realidade do campo de atuação, articulando conhecimentos teórico e prático; 2. Problematizar a prática docente, desenvolvendo pesquisa e propondo ações de intervenção; 3. Avaliar permanentemente a prática, estabelecendo uma visão crítica de reflexão e questionamento no estágio, com o intuito de aprimorar e amadurecer os conhecimentos obtidos durante sua formação acadêmica e a prática pedagógica desenvolvida e vivenciada; 4. Despertar para o desenvolvimento dos princípios do exercício profissional, com responsabilidade e ética profissional e pessoal; 5. Perceber a ligação entre o conhecimento específico a que se propõe ensinar e os demais campos do conhecimento humano; 6. Propiciar ao aluno a vivência de atividades e dos problemas do dia a dia inerentes à função docente.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos educativos em geral e didático- pedagógicos que ocorrem na escola. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e as relações teórico-práticas no cotidiano escolar: o conceito de currículo, o planejamento, as ações pedagógicas, a seleção e organização de conteúdos, metodologias de ensino, o material didático –             a análise crítica de seus textos e o exame de seus conteúdos, avaliação da aprendizagem. Ações docentes, entendidas como regência de classe, contemplando a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos, com orientação para os anos finais do ensino fundamental.

Bibliografia
FINARDI, K. R. Current Trends in ELT and Affordances of the Inverted CLIL Approach. Studies  in English Language Teaching, v. 3, p. 326-338, 2015. KUMARAVADIVELO, B. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. NewHaven, CT: Yale University Press, 2003. PAIVA, V. L. M . O. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K.. A.;   DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs) A formação de professores de línguas: novos Olhares - Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. pg. 209-230.

Bibliografia Complementar
FINARDI, K. R. The Slaughter of Kachru's Five Sacred Cows in Brazil: Affordances of the Use of English as an International Language. Studies in English Language Teaching, v. 2, p. 401-411, 2014. FINARDI, K. R.; PORCINO, M.C. Tecnologia e Metodologia no Ensino de Inglês: Impactos da Globalização e da Internacionalização. Ilha do Desterro, v. 66, p. 239-284, 2014.   FINARDI, K. R.; PREBIANCA, G. ; MOMM, C. F. Tecnologia na Educação: o caso da Internet e do Inglês como Linguagens de Inclusão. Cadernos do IL, v. 46, p. 193-208, 2013. FINARDI, K. R.; Ferrari, L. Reflecting on the English(es) taught in Brazil. Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006), v. 13, p. 205-214, 2008. TILIO,  R.  C.  Língua  Estrangeira  Moderna  na  Escola  Pública:  possibilidades  e       desafios. Educação & Realidade, v. 39, n. 3, p. 925-944, 2014.  
Carregando...