Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Inglês para Fins Específicos ( LET13958 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Capacitar o aluno a -Diferenciar registros ,a tipologia dos textos e os gêneros  que circulam na vida social e acadêmica - Identificar as marcas de  convencionalização  dos textos acadêmicos e suas realizações  léxico-gramaticais (uso da voz passiva, marcadores de atenuação , construções impessoais, etc.) - Compreender os conceitos de comunidade discursiva, propósito comunicativo e gênero. - Reconhecer a estrutura dos diferentes gêneros que circulam na academia  (resumo, resenha, fichamento, artigos, dissertações, etc.) - Retórica contrastiva: diferentes  tradições retóricas e a escrita acadêmica - Identificar as principais metodologias de ensino de inglês instrumental (estratégias de leitura, gêneros, tradução) - Avaliar /selecionar / adaptar/ e criar  materiais instrucionais para o ensino de Inglês Instrumental

Ementa
Abordagens históricas e contemporâneas. Análise das Necessidades. Estratégias de Leitura. Gêneros e Subgêneros Textuais. Linguistica de Corpus. Léxico-Gramática do Texto Acadêmico.: Coesão e Coerência, Marcadores Discursivos, Processos de Derivação, Grupos Nominais em Inglês. Tecnologia, Pesquisa e Construção de Corpus e Glossários online.

Bibliografia
DUDLEY-EVANS, T. ; ST. JOHN, Maggie-Jo. Developments in ESP: a multi-disciplinary approach. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1998. xv, (Cambridge language teaching library). MUNHOZ, R. CENTRO PAULA SOUZA (SÃO PAULO). Inglês instrumental: estratégias de leitura. São Paulo: Texto Novo, 2004. SEBA, R. G. Processamento de leitura em língua estrangeira: aquisição e transferência de estratégias de aprendizagem. Tese de Doutorado em Psicologia - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, 2012.                                                                                                                       

Bibliografia Complementar
BIBER , D.; CONNOR, U.; UPTON , T. Discourse on the Move: Using Corpus Analysis to Describe Discourse Structure. Amsterdam : John Benjamins, 2007. CELANI, M.A.A. et al. ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. São Paulo: EDUC e Mercado das Letras, 2005a. BELCHER, D.; JOHNS. A. M.; PALTRIDGE, B. (eds.), New Directions in English for Specific Purposes Research.. Ann Arbor, MI : University of Michigan Press, 2011. HYLAND , K. Genre analysis . In: MALMKJÆR, K. (ed.), Routledge Encyclopedia of Linguistics. 3rd ed. London: Routledge, 2009a, p. 210 – 213. PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S.(ed). The Handbook of English for Specific Purposes. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013
Carregando...