Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Literatura infantil e juvenil ( LET13972 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Introduzir o estudante nas questões históricas e educacionais envolvendo a Literatura Infanto-Juvenil; Realizar exercícios de leitura e crítica da Literatura Infanto-Juvenil; Contextualizar as perspectivas de acionamento da Literatura Infanto-juvenil em ambientes educacionais brasileiros.

Ementa
A problemática do gênero; sua historicidade e relação com a Pedagogia. Estudo de obras e autores representativos do gênero, destacando-se suas características gerais e sua inserção no contexto histórico nacional e internacional. A Literatura infantil no contexto da escola brasileira atual. Literatura Infantil e Ideologia. Texto e imagem nos livros infantis.

Bibliografia
  COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil . São Paulo: Ática, 1991. GREGORIN FILHO, J. N. (Org.).  Literatura infantil em gêneros . São Paulo: Editora Mundo Mirim, 2012. v. 01. HUNT, P.  Crítica, teoria e literatura infantil . São Paulo: Cosac Naify, 2010.  ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira . Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. 

Bibliografia Complementar
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COENGA, Rosemar (Org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: redes de sentido. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013 LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 5. ed. São Paulo: Ática, 1991. MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Carregando...