Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práxis Curricular: Pesquisa e Ensino ( LET13931 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver autonomia como professor-pesquisador capaz de construir sua identidade como educador; Definir áreas de estudo de interesse pessoal que contribuirão para o desenvolvimento de práticas ligadas ao ensino de língua inglesa; Investigar e refletir sobre problemas práticos e/ou teóricos relevantes ligados ao cotidiano escolar no que tange o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Realizar pesquisa no campo da linguagem articulando-a com a educação; Produzir um texto de acordo com os gêneros acadêmicos e as normas da ABNT. Compreender e problematizar a diversidade de subjetividades e identidades que participam do processo educacional. Discutir e problematizar temas que contribuam para a formação crítica do licenciado em Letras Inglês.

Ementa
Estudos e práticas formativas ligados à pesquisa e suas tecnologias, integrados com experiências em espaços educativos e de gestão educacional, que visam à construção da identidade do professor como educador e sujeito histórico, consciente das questões ambientais, dos direitos educacionais de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e da diversidade sociocultural no tocante à linguagem, raça, religião, gênero, entre outros.

Bibliografia
The developing language learner: an introduction to exploratory practice. Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan, 2009. xv, 312 p. (Research and practice in applied linguistics) BORTONI-RICARDO, Stella Maris.  O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo, SP: Parábola, 2008. 134, [2] p. (Estratégias de ensino ; 8). ISBN 9788588456891 (broch.). BURNS, Anne.  Collaborative action research for English language teachers. New York, N.Y.: Cambridge University Press, 1999. xi, 259 p. (Cambridge language teaching library). ISBN 052163895X (broch.).

Bibliografia Complementar
BRASIL - Ministério do Meio Ambiente   http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental.html    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. disponível em  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm BRASIL. Ministério da Educação.   Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.   Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em   http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.   ISAIA, Silvia Maria de Aguiar et al.  Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília, DF: INEP, 2000. 80 p. Número de chamada: 371.13 P963  LEFFA, Vilson J. (Org.).Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006. MONTE MOR; MENEZES DE SOUZA. Orientações Curriculares do Ensino Médio: Línguas Estrangeiras, Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasilia: MEC- SEB, 2006.  MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga.  Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245 p. ISBN 9788598271644 (broch.) Reflexão, prática e colaboração na formação de professores. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011. 367 p. ISBN 9788571036871 (broch.).  SILVA, Teresinha Maria Neli.  A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador. São Paulo: E.P.U., 1990. 74 p. (Temas básicos de educação e ensino) ISBN 8512306408 (broch.) SILVA, Tomaz Tadeu da.  Documentos de identidade:  uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. -. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Carregando...