Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práxis Curricular: Literatura e Ensino ( LET13930 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Analisar a importância do ensino de literatura no aprendizado de língua inglesa; Discutir metodologias de aplicação do texto literário no aprendizado de língua inglesa; Ressaltar o uso do texto literário na formação do leitor como ser crítico. Compreender e problematizar a diversidade de subjetividades e identidades que participam do processo educacional. Discutir e problematizar temas que contribuam para a formação crítica do licenciado em Letras Inglês.

Ementa
Estudos e práticas formativas ligados à literatura e suas tecnologias, integrados com experiências em espaços educativos e de gestão educacional, que visam à construção da identidade do professor como educador e sujeito histórico, consciente das questões ambientais, dos direitos educacionais de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e da diversidade sociocultural no tocante à linguagem, raça, religião, gênero, entre outros.

Bibliografia
CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo, SP: Atual, 2005. LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. MELLO, Cristina. O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra, Portugal: Almedina, 1998.  

Bibliografia Complementar
BRASIL - Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental.html BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm BRASIL. Ministério da Educação.   Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.   Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em  http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf CAMPOS, Maria Inês Batista. Ensinar o prazer de ler. São Paulo, SP: Olho d'Água, 1999. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.  COELHO, Nelly Novaes. Ensino da literatura: sugestões metodológicas para o curso secundário e normal. -. São Paulo: F.T.D., 1966. COELHO, Nelly Novaes. O ensino da literatura: comunicação e expressão . 2. ed. - Rio de Janeiro: J. Olympio, 1973. LEAHY, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos . 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004. MONTE MOR; MENEZES DE SOUZA. Orientações Curriculares do Ensino Médio: Línguas Estrangeiras, Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasília: MEC- SEB, 2006. OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Dinâmicas em literatura infantil. 13. ed. rev. e atual. São Paulo: Paulinas, 2009. SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de; OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (Org.). Ensino de língua e literatura: pesquisas na pós-graduação. Palmas, TO: EDUFT, 2014. SILVA, Tomaz Tadeu da.  Documentos de identidade:  uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. -. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Carregando...