Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práxis Curricular: Escrita Acadêmica ( LET13926 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Identificar os diferentes tipos de texto acadêmico; Reconhecer os recursos léxico-gramaticais apresentados no texto acadêmico; Reconhecer e praticar estratégias da leitura crítica na pesquisa e produção acadêmica; Produzir texto acadêmico considerando a normatização vigente; Articular os conhecimentos sobre o gênero acadêmico com o ensino; Proporcionar aos graduandos vivências em contextos diversos de ensino da língua inglesa, em especial do ensino regular/básico, a fim de conhecer e problematizar os sub-gêneros acadêmicos presentes no cotidiano escolar. Compreender e problematizar a diversidade de subjetividades e identidades que participam do processo educacional. Discutir e problematizar temas que contribuam para a formação crítica do licenciado em Letras Inglês.  

Ementa
Estudos e práticas formativas ligados à escrita acadêmica e suas tecnologias, integrados com experiências em espaços educativos e de gestão educacional, que visam à construção da identidade do professor como educador e sujeito histórico, consciente das questões ambientais, dos direitos educacionais de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e da diversidade sociocultural no tocante à linguagem, raça, religião, gênero, entre outros.

Bibliografia
HALLIDAY, M. A. K. Cohesion in English . London: Longman, 1977 HYLAND, K., HAMP-LYONS, L. EAP: Issues and Directions. Em: Journal of English for Academic Purposes 1, 2002. Disponível em: www.elsevier.com/locate/jeap. Acesso em 22 de maio de 2014. MARCUSCHI, Luiz Antônio . Produção textual, análise de gêneros e compreensão . São Paulo: Parábola, 2008. 295 p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação.  Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.  Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em  http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.  MONTE MOR; MENEZES DE SOUZA. Orientações Curriculares do Ensino Médio: Línguas Estrangeiras, Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasilia: MEC- SEB, 2006.  SILVA, Tomaz Tadeu da.  Documentos de identidade:  uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. -. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental.html     site Ministério do Meio Ambiente HALLIDAY, M. A. K. Spoken and Written Language. OUP, Oxford, UK, 1989. HORTON, Susan R. “What Is Writing and Why Do It?” In: Thinking Through Writing. Maryland: John Hopkins University Press, 1982. PENNYCOOK, A. (2010) Critical and Alternative Directions in Applied Linguistics . In Australian Review of Applied Linguistics. V. 32, n. 2. Monash University Press. MOTTA-ROTH, D.(org.).  Redação Acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: UFSM, Imprensa Universitária, 2003. WIDDOWSON, H. G. Text, Context, Pretext: Critical Issues in Discourse Analysis. Victoria: BlackwellPublishing, 2004.  
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