Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práxis Curricular: Letramentos ( LET13920 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
·          Traçar o percurso dos estudos de Letramentos nacional e internacionalmente; ·          Compreender diferentes noções associadas ao termo Letramento e problematizá-las pelo viés do ensino de língua inglesa no Brasil; ·          Proporcionar aos graduandos vivências em contextos diversos de ensino da língua inglesa, em especial do ensino regular/básico, a fim de que problematizem práticas tradicionais de ensino de inglês no Brasil frente às demandas impostas pela globalização e pelo acesso à tecnologia; ·          Conceber o Letramento Crítico enquanto epistemologia que fundamente o trabalho crítico com a linguagem bem como possibilidade de desenvolvimento de agência e de transformação social.   Ø  Compreender e problematizar a diversidade de subjetividades e identidades que participam do processo educacional. Ø  Discutir e problematizar temas que contribuam para a formação crítica do licenciado em Letras Inglês.  

Ementa
Estudos e práticas formativas ligados aos Letramentos e suas tecnologias, integrados com experiências em espaços educativos e de gestão educacional, que visam à construção da identidade do professor como educador e sujeito histórico, consciente das questões ambientais, dos direitos educacionais de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e da diversidade sociocultural no tocante à linguagem, raça, religião, gênero, entre outros. 

Bibliografia
Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London; New York: Routledge, 2000 KALANTZIS, Mary; COPE, Bill.  Literacies. Port Melbourne, Vic.: Cambridge University Press, 2012. KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin.  A New literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007. SOARES, Magda.  Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.  

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf  BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. disponível em  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.   SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. -. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.  http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental.html    site Ministério do Meio Ambiente   Atitude Curricular: letramentos críticos nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. Judiaí, SP: Paco Editorial. 2015. MATTOS, A. M. A. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Letramentos, Globalização e Cidadania. Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2015. FERRAZ, Daniel.  Educação crítica em língua inglesa: neoliberalismo, globalização e novos letramentos. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. MENEZES DE SOUZA, L.M.T. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R.F; ARAÚJO, V.A. (org.) Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial. 2011a. MONTE MÓR, W; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Orientações Curriculares do Ensino Médio: Línguas Estrangeiras, Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasília: MEC- SEB, 2006.
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