Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práxis Curricular: Comunicação Oral ( LET13916 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ø   Vivenciar práticas de ensino em língua inglesa, contextualizadas e significativas, visando o desenvolvimento da expressão oral no que se refere à pronúncia, à entonação, ao ritmo e à fluência,bem como a compreensão da fala; Ø   Compreender o papel da comunicação oral no processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Ø   Experimentar tecnologias e estratégias multimodais de ensino, visando à promoção da comunicação oral em língua inglesa; Ø   Desenvolver a conscientização da variação linguística, a compreensão intercultural, e a atitude de respeito diante da diversidade da comunicação oral; Ø   Experimentar e analisar criticamente estratégias de ensino na prática, enquanto se constrói a identidade do professor como educador. Ø  Compreender e problematizar a diversidade de subjetividades e identidades que participam do processo educacional. Ø  Discutir e problematizar temas que contribuam para a formação crítica do licenciado em Letras Inglês.

Ementa
Estudos e práticas formativas ligados à comunicação oral em língua inglesa e suas tecnologias, integrados com experiências em espaços educativos e de gestão educacional, que visam à construção da identidade do professor como educador e sujeito histórico, consciente das questões ambientais, dos direitos educacionais de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e da diversidade sociocultural no tocante à linguagem, raça, religião, gênero, entre outros. 

Bibliografia
The developing language learner: an introduction to exploratory practice. Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan, 2009. xv, 312 p. (Research and practice in applied linguistics) GRUBA, Paul; HINKLEMAN, Don.  Blending technologies in second language classrooms. New York: Palgrave Macmillan, 2012. xviii, 181 p. ISBN 9780230232617 (enc.) LADEFOGED, Peter.  A course in phonetics. 6th ed. Boston, Mass.: Wadsworth/Cengage Learning, 2006. xii, 322 p. ISBN 9781428231276.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf   BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. disponível em  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.  MONTE MOR; MENEZES DE SOUZA. Orientações Curriculares do Ensino Médio: Línguas Estrangeiras, Linguagens, Códigos e Tecnologias. Brasilia: MEC- SEB, 2006.   SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. -. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.   http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental.html    site Ministério do Meio Ambiente   An introduction to phonetics and phonology. 3rd ed. Malden, Mass.: Blackwell Publishing, 2007. xiii, 487 p. (Blackwell textbooks in linguistics) ISBN 9781405130837. HERBERT, Sérgio Pedro et al.  Participação e práticas educativas: a construção coletiva do conhecimento. São Leopoldo: Oikos, 2009. 171 p. ISBN 9788578431006 (broch.) KIRKPATRICK, A. World Englishes: implications for international communication and English language teaching. Cambridge, UK: CUP, 2007. SCRIVENER, Jim.  Learning teaching: a guidebook for English language teachers. 2nd ed. Oxford, U.K.: Macmillan, 2005. 431 p. ROACH, P.  English Phonetics and Phonology.3. ed. Cambridge, UK: CUP, 2000.
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