Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Avaliação e Ensino de Línguas ( LET13957 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender e debater pressupostos teóricos que fundamentam a prática avaliativa do professor Compreender a função da avaliação no ensino de línguas estrangeiras Conhecer políticas de avaliação que cercam o ensino de línguas estrangeiras no Brasil Problematizar os processos avaliativos diante das tecnologias digitais

Ementa
Conceitos, propósitos e formas de avaliação na sala de aula de línguas estrangeiras. Paradigmas educacionais e avaliação. Políticas de avaliação. Avaliação na Era digital.  

Bibliografia
AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009. HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009. KRESS, G. Literacy in the New Media Age . New York: Routledge, 2003. LEANDER, K. M. “You won’t be needing your laptops today”: Wired bodies in the wireless classroom. in: KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. (Eds.). A New Literacies Sampler . New York: Peter Lang, 2007. MARCONDES, D. A crise de paradigmas e o surgimento da Modernidade. In: BRANDÃO, Z. (Org.). A crise dos paradigmas e a educação . São Paulo: Cortez, 2001, p. 14-29.

Bibliografia Complementar
GEE. J. P. New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.)  Multiliteracies:  literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Goiânia: UFG, p. 95-108. 2002. SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abyssal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.)  Epistemologias do Sul  . São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83. USHER R.; EDWARDS, R.  Postmodernism and education  . London: Routledge, 1994.
Carregando...