LUKE, A., WOODS, A & WEIR, K. Curriculum design, equity and the technical form of the curriculum. In: LUKE, A, WOODS, A; WEIR, K. (Eds.). Curriculum, Syllabus Design and Equity: a primer and model. New York: Routledge, 2012;
MENEZES DE SOUZA, L. M. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F; ARAÚJO, V. A. (Org.) Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, p. 128-140, 2011;
MONTE MÓR, W. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares. In: ROCHA, C. H; MACIEL, R. F. (Org.) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas . Campinas: Ed Pontes, p. 31-50, 2015,
SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abyssal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.) Epistemologias do Sul . São Paulo: Cortez, p. 31-83, 2010;
APPLE, M . Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006;
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999;
LEANDER, K. M., PHILLIPS, N. C. & TAYLOR, K. H. The changing social spaces of learning: mapping new mobilities . Review of Research in Education , American Educational Research Association, p. 329-394, mar. 2010;
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez Editora, 2013;
MENEZES DE SOUZA, L. M. & MONTE MÓR, W. Orientações curriculares para o ensino médio: línguas estrangeiras. In: Linguagens, códigos e tecnologias. Brasília: MEC, p. 87-124, 2006;