Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Línguas Estrangeiras e o Currículo da Educação Básica ( LET13956 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Conhecer, debater e problematizar o conceito de currículo; Compreender o papel das línguas estrangeiras no currículo da educação básica à luz das teorias dos multiletramentos e letramento crítico; Compreender o papel intelectual dos professores de língua estrangeira; Conhecer e debater epistemologias educacionais; Conhecer e criticar arquiteturas pedagógicas diversas;

Ementa
O papel das Línguas Estrangeiras na formação do cidadão. O currículo da educação básica. Multiletramentos. Letramento Crítico e cidadania. Epistemologias educacionais. Novas arquiteturas pedagógicas.  

Bibliografia
LUKE, A., WOODS, A & WEIR, K. Curriculum design, equity and the technical form of the curriculum. In: LUKE, A, WOODS, A; WEIR, K. (Eds.). Curriculum, Syllabus Design and Equity: a primer and model. New York: Routledge, 2012; MENEZES DE SOUZA, L. M. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F; ARAÚJO, V. A. (Org.) Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, p. 128-140, 2011; MONTE MÓR, W. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares. In: ROCHA, C. H; MACIEL, R. F. (Org.) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas . Campinas: Ed Pontes, p. 31-50, 2015, SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abyssal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.) Epistemologias do Sul . São Paulo: Cortez, p. 31-83, 2010; APPLE, M . Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006; SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999; LEANDER, K. M., PHILLIPS, N. C. & TAYLOR, K. H. The changing social spaces of learning: mapping new mobilities . Review of Research in Education , American Educational Research Association, p. 329-394, mar. 2010; MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez Editora, 2013; MENEZES DE SOUZA, L. M. & MONTE MÓR, W. Orientações curriculares para o ensino médio: línguas estrangeiras. In: Linguagens, códigos e tecnologias. Brasília: MEC, p. 87-124, 2006;    

Bibliografia Complementar
ANDREOTTI, V.; SOUZA, L. M. T. M. Global learning in the ‘knowledge society’. ZEP, 2008; CASTELLS, M. A sociedade em rede . São Paulo: Paz e Terra, 1999; GALLO, S. Deleuze e Educação . Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013; HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade . Rio de Janeiro: DP & A, 2011; KALANTZIS M. ; COPE, B. Literacies . New York: Cambridge University Press, 2012; USHER R.; EDWARDS, R. Postmodernism and education . London: Routledge, 1994;  
Carregando...