Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Questões de Identidade e o Ensino de Inglês ( LET13955 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·          Conhecer e debater noções de sujeito, subjetividade e identidade; ·          Relacionar as noções acima com a identidade de aprendizes de línguas, especialmente de língua inglesa, problematizando-as; ·          Debater e problematizar a relação entre identidade, investimento e motivação; ·          Compreender e debater o Letramento Crítico como possibilidade epistemológica para o ensino de línguas e a consequente formação identitária de aprendizes de inglês da escola básica.  

Ementa
Identidade e Subjetividade. Noções de Sujeito. O sujeito aprendiz de línguas. Identidade e Investimento. Letramento Crítico e Constituição Identitária.  

Bibliografia
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. 145 p. ISBN 9788571104952 (broch.). BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. 110 p. ISBN 9788571108899 (broch.). FORTES, L. Ser ou não ser: Questões de Subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. Tese de Doutorado. São Paulo, USP. 2017.  

Bibliografia Complementar
BIESTA, G. J. J. Beyond Learning: democratic education for a human future. Boulder: Paradigm, 2006a. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102 p. ISBN 9788574904023 (broch.). NORTON, B.Identity and language learning: Extending the conversation. 2nd Ed. Bristol: Multilingual Matters. 2013. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 133 p. (Coleção educação pós-crítica). ISBN 9788532624130 (broch.). SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 154 p. ISBN 9788586583445 (broch.)  
Carregando...