Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Língua Inglesa no Brasil ( LET13954 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·          Aproximar o discente da história e da legislação sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Brasil; ·          Conhecer e debater documentos/referenciais oficiais brasileiros acerca do ensino de inglês na escola pública; ·          Debater discursos que circulam na sociedade acerca da aprendizagem de inglês no mundo contemporâneo, em especial, o Discurso do Fracasso do ensino da língua inglesa na escola pública; ·          Situar o ensino e a aprendizagem de inglês nas teorias de Letramentos e do Letramento Crítico.

Ementa
Panorama geral do ensino de língua inglesa no Brasil. Histórico e legislação. O ensino de inglês na escola pública. Discurso do Fracasso. Letramentos e práticas de ensino e aprendizagem de inglês na educação básica.

Bibliografia
FERRAZ, Daniel. Educação crítica em língua inglesa: neoliberalismo, globalização e novos letramentos. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. 168 p. ISBN 9788544407103 (broch.). JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia (Org.). Formação 'desformatada' práticas com professores de língua inglesa. São Paulo: Pontes, 2011. 307 p. (Novas perspectivas em linguística aplicada ; 15). ISBN 9788571133594 (broch.). LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. disponivel em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Último acesso 14/12/2017.

Bibliografia Complementar
LIMA, D. C.. Inglês em escolas públicas não funciona?: uma questão, múltiplos olhares. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola, 2011. 214 p. (Série Estratégias de ensino ; 23). ISBN 9788579340277 (broch.). FORTES, L. Ser ou não ser: Questões de Subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. Tese de Doutorado. São Paulo, USP. 2017. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (Org.). Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores; 2010. 211 p. ISBN 9788571131101 (broch.). LEFFA, J. Vilson. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008. LEFFA, Vilson J. Língua estrangeira: esino e aprendizagem. Pelotas: Educat, 2016.
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