Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Linguística Aplicada: processos interacionais ( LET13953 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender a interface entre a Linguística Aplicada e a Pragmática. Reconhecer os aspectos funcionais da linguagem. Compreender os procedimentos de interpretação dos significados tendo em vista os  variados contextos e as intenções dos falantes. Compreender as convenções de uso e coerência da linguagem tendo em   Vista os  variados contextos e as intenções dos falantes. Aprender a elaborar a construção dos sentidos tendo por base as convenções pragmáticas. Conscientizar os aprendizes dos aspectos interacionais da linguagem e  suas implicações para o ensino de Inglês como língua estrangeira.

Ementa
Linguística Aplicada e Pragmática. Aspectos funcionais e interacionais da linguagem. A pragmática e a construção dos sentidos. Implicações para o ensino de Inglês como língua estrangeira.

Bibliografia
BARROS, Angélica Coelho. A eficácia da instrução pragmática: o ensino e a aprendizagem de pedidos entre aprendizes de inglês. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, 2016. FERREIRA, Gustavo Reges. Estratégias de polidez linguística na realização do ato de fala aconselhar: um estudo contrastivo entre falantes nativos e não nativos de inglês. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, 2015. MOESCHLER, Jacques; REBOUL, Anne. Diccionario enciclopedico de pragmatica. Edicion española dirigida por Marta Tordesillas Madrid: Arrecife Producciones, 1999.  

Bibliografia Complementar
COOK, G. Discourse. Oxford: Oxford University Press, 1992. HATCH, E. Discourse and Language Education. Cambridge: CUP, 2000. LYRIO, A.L.L. Linguística Aplicada e Pragmática: a necessidade de instrução pragmática na sala de aula de língua estrangeira. In: CARMELINO, A, C.; MEIRELES, A.R.; YACOVENCO, L. C. Questões Linguísticas:diferentes abordagens teóricas. Vitória: PPGEL/UFES, 2012. THOMAS, J. Meaning in interaction: an introduction to pragmatics. New York: Longman, 2013. YULE, G. Pragmatics. New York: Oxford University Press, 1996.  
Carregando...