Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Comunicação Oral na Língua Inglesa: Estratégias de Ensino ( LET13951 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·          Vivenciar práticas interdisciplinares de ensino em língua inglesa, relacionadas à produção e percepção da fala; ·          Analisar e experimentar na prática propostas de ensino de língua inglesa fundamentadas na teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner. ·          Utilizar tecnologias e estratégias multimodais de ensino, visando à promoção da comunicação oral em língua inglesa; ·          Propor, vivenciar e analisar criticamente propostas de ensino ligadas à música como estratégia de produção e percepção de língua inglesa; ·          Experimentar e analisar criticamente estratégias de ensino na prática, enquanto se constrói a identidade do professor como educador.

Ementa
Utilização e análise de estratégias diversificadas de ensino relacionadas à comunicação oral: produção e percepção. Propostas interdisciplinares de ensino. A teoria das múltiplas inteligências e a comunicação oral. A música como estratégia de produção e percepção oral de língua inglesa.

Bibliografia
CURRIE, K. L.; FELIPE, J. M. A. (orgs.) Musica e Ensino de Línguas: explorando a teoria das múltiplas inteligências. Vitória: EDUFES, 2014. CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. 308 p. (Biblioteca artmed ciência cognitiva). ISBN 9788573075120 (broch.). FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.  Integracao e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 3. ed.Sao Paulo: Loyola, 1993. 107p. - (Realidade educacional ; v.4). ISBN 8515005069 (broch.).  

Bibliografia Complementar
ALLWRIGHT, Dick; HANKS, Judith. The developing language learner: an introduction to exploratory practice. Basingstoke; New York: PalgraveMacmillan, 2009. xv, 312 p. (Research and practice in applied linguistics) GILBERT, Judy B.; GILBERT, Judy B.  Clear speech: pronunciation and listening comprehension in North American English: student's book. 2nd ed. - Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1993. 132p. ISBN 0521421187 HERBERT, Sérgio Pedro et al.  Participação e práticas educativas: a construção coletiva do conhecimento. São Leopoldo: Oikos, 2009. 171 p. ISBN 9788578431006 (broch.) INTERNATIONAL PHONETIC ASSOCIATION. Handbook of the International Phonetic Association: A Guide to the use of the International Phonetic Alphabet. Cambridge, UK: CUP, 1999. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro.  Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 6. ed. São Paulo, SP: Érica, 2005. 196 p. ISBN 9788571947856 (broch.)  
Carregando...