Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Língua Inglesa: Linguagem e Tecnologias ( LET13950 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Analisar o surgimento de novas linguagens a partir das tecnologias da informação e comunicação Problematizar a relação entre o uso das tecnologias e ensino Reconhecer e discutir a multimodalidade da linguagem a partir das tecnologias da informação e comunicação Problematizar as relações de acesso e controle do conhecimento no mundo global

Ementa
Estudo das tecnologias da informação e comunicação e sua relação com a língua, a aprendizagem de língua estrangeira e o ensino. Globalização e o mundo pós-colonial. Multimodalidade e educação crítica. Tecnologização, controle e homogeneização. O mito da transformação social pela tecnologização. Texto, suporte, conectividade e autonomia na aprendizagem.     

Bibliografia
KALANTZIS M. ; COPE, B. Literacies . New York: Cambridge University Press, 2012. KRESS, G. Literacy in the New Media Age . Routledge, 2003. LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: changing knowledge and classroom learning. New York: Open University Press, 2003.

Bibliografia Complementar
BUZATO, M. E. K. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. Belo Horizonte: RBLA, 2012. CASTELLS, M. A sociedade em rede . São Paulo: Paz e Terra, 1999. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade . Rio de Janeiro: DP & A, 2011. LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 4, 2001, Goiania. Anais... . Goiânia: UFG, 2002. p. 95-108. HEEMAN, Christiane; Leffa, Vilson J. Educação a Distância: a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2013.
Carregando...