Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Língua Inglesa: Letramentos ( LET13949 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
        ·      Familiarizar graduandos com diferentes noções e concepções de Letramentos e relaciona-las com diferentes momentos e perspectivas sociohistóricas; ·      Compreender e problematizar a relação entre linguagem, texto, leitura e interpretação pelas lentes do Letramento Crítico; ·      Problematizar a linguagem como prática social e o ensino de inglês na contemporaneidade no contexto mais amplo da globalização e dos avanços tecnológicos; ·      Debater a complexidade e a historicidade de textos pela perspectiva dos Multiletramentos e do Letramento Crítico; ·      Promover o desenvolvimento de atitude crítica frente aos textos e aos materiais empregados na aprendizagem formal de línguas, em especial no que concerne à língua inglesa e ao uso de tecnologia na sala de aula.                             

Ementa
Estudos de letramento: leitura e escrita como práticas sociais. O percurso histórico dos estudos de letramento. Letramentos Críticos: texto, sentido, desconstrução e transformação social. Multiletramentos, Novos Letramentos e Letramento Crítico na Educação Básica Letramentos e tecnologias.   

Bibliografia
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University, 1984. xi, 243 p. (Cambridge studies in oral and literate culture ; 9) ISBN 9780521289610  

Bibliografia Complementar
BRASIL, 2006. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf . FERRAZ, Daniel. Educação crítica em língua inglesa: neoliberalismo, globalização e novos letramentos. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. 168 p. ISBN 9788544407103 KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. (Eds.). A New Literacies Sampler . New York: Peter Lang, 2007. KRESS, G. Literacy in the New Media Age . New York: Routledge, 2003. MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, Ensino de Língua estrangeira e o papel da escola pública no Século XXI. Revista X, v., 2011. MONTE-MÓR,W. Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views. In: Gonçalves, G. R. et al (orgs). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009
Carregando...