Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Língua Inglesa: Tópicos em Comunicação Oral I ( LET13945 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Identificar áreas de investigação que contribuirão para o desenvolvimento de práticas ligadas ao desenvolvimento da comunicação oral utilizando tecnologias e estratégias de ensino multimodais; Conhecer e respeitar a variação linguística no uso oral da língua inglesa em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais; Identificar as características da comunicação oral em língua inglesa no seu próprio grupo de convívio, na região e no país e manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços; Analisar e refletir sobre problemas práticos e/ou teorias relevantes ligados ao ensino-aprendizagem da comunicação oral em inglês como língua franca internacional; Investigar características prosódicas e/ou fonológicas de falantes de inglês em diversos espaços geográficos e as implicações para o ensino de língua inglesa; Refletir sobre as implicações sócio-políticas, históricas e contemporâneas, das variedades hegemônicas e não hegemônicas do inglês no mundo; Desenvolver a conscientização da necessidade da compreensão intercultural, como professor-educador de comunicação oral numa língua franca internacional.  

Ementa
Tópicos relacionados à comunicação oral em língua inglesa e suas tecnologias. Comunicação oral em inglês como lingua franca internacional . Comparação e análise de traços prosódicos e fonológicos dos falantes do inglês em diversos espaços geográficos. Variedades hegemônicas do inglês, purismo, controle e violência linguística. Subalternidade e afirmação de variedades não hegemônicas como resistência. Ensino do inglês como prática contra-hegemônica.  

Bibliografia
BRAGA, Maria Luiza; MOLLICA, Maria Cecília (Org.). INTRODUÇÃO à sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 200 p. ISBN 9788572442220 (broch.) CANAGARAJAH, A. Suresh.  Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999. viii, 216 p. (Oxford applied linguistics ) ISBN 9780194421546 (broch.) FARES, Josebel Akel (Org.).  Diversidade cultural: temas e enfoques. Belém, PA: Ed. Unama, 2006. 390 p. (Linguagens : estudos interdisciplinares e multiculturais ; 2). ISBN 9788576910244 (broch.). LABOV, William; ASH, Sharon; BOBERG, Charles.  The atlas of North American English: phonetics, phonology, and sound change : a multimedia reference tool. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2006. 318 p. ISBN 9783110167467 (enc.) ROACH, Peter.  English phonetics and phonology: a practical course.4th ed. New York: Cambridge University Press, 2009. xii, 231 p. ISBN 9780521717403 (broch.)  

Bibliografia Complementar
BAGNO, Marcos.  Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. 238 p. (Educação lingüística ; 1). ISBN 9788588456624 (broch.). GILBERT, Judy B.  Clear speech: pronunciation and listening comprehension in North American english : student's book. 2nd ed. - Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1993. 132p. ISBN 0521421187 (broch.) LADEFOGED, Peter.  A course in phonetics. 6th ed. Boston, Mass.: Wadsworth/Cengage Learning, 2006. xii, 322 p. ISBN 9781428231276 (broch.) NASR, Raja T.; ODUNUGA, Segun.  Foreign Language teaching and cultural identity. Sao Paulo: YAZIGI/AJMAV, 1982. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (Org.).  Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores; 2010. 211 p. ISBN 9788571131101 (broch.).  
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