Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Análise, elaboração e adaptação de Material Didático ( LET13943 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·          Compreender o conceito de material didático; ·          Compreender o papel do material didático no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; ·          Relacionar material didático e políticas públicas; ·          Identificar princípios na elaboração e adaptação de material didático; ·          Articular seleção, adaptação e elaboração de material didático e as novas tecnologias; ·          Encorajar uma postura crítica em relação ao material didático.  

Ementa
Material didático e sua relação com o currículo e a formação. O material didático como espaço político de disputas identitárias. Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais e a produção de materiais didáticos. Políticas públicas para o livro didático. O material didático e o cotidiano escolar. A problematização e adaptação do livro didático. O material didático no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Princípios para análise e elaboração de material didático. Recursos tecnológicos e didático-pedagógicos no ensino-aprendizagem de línguas. Multimodalidade e práticas de letramento.

Bibliografia
TOMLINSON, Brian. Materials development for language learning and teaching . Cambridge, p. 143-179, 2012. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/materials-development-for-language-learning-and-teaching/AB9B247D6CDA981F0E3BDCD8FC3DBE36 BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2006.   BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.   DIAS, R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (orgs) O livro didático de língua estrangeira – múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.   PEREIRA, A. L.; GOTTHEIM, L. (orgs) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira – processos de criação e contexto de uso. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

Bibliografia Complementar
CRISTOVÃO , Vera Lúcia Lopes. Gêneros Textuais, Material didático e Formação de Professores. Revista Signum : Estudos  da Linguagem, Londrina, n. 8/1, p. 173-191, jun. 2005. GARTON, S; GRAVES, K (eds). International Perspective on Materials . Palgrave Macmillan, 2014. HARWOOD, N. Issues in materials development and design. In: HARWOOD, N. (Ed.). English Language Teaching materials . Theory and practice. Cambridge University Press, 2010. p. 3-30. LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino : teoria e prática. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2008. TOMLINSON, B. Principles of effective materials development. In: HARWOOD, N. English language teaching materials : theory and practice. New York: Cambridge University Press, p. 81 – 108, 2010.  
Carregando...