Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
O Ensino do Inglês na Educação Infantil ( LET13942 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender o papel da educação linguística na infância; Relacionar temas transversais e ensino-aprendizagem de inglês na educação infantil; Identificar e compreender as características da criança como aprendiz de línguas; Estimular o foco na formação integral da criança; Encorajar uma postura crítica em relação ao ensino de uma língua estrangeira para crianças; Articular formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês para crianças. 

Ementa
Princípios e temas transversais para a educação linguística na infância: ética, saúde, sexualidade, gênero, raça, tecnologia, meio ambiente e pobreza. Características e perfil do aprendiz.  A realidade do aprendiz e a educação democrática. Oralidade e escrita. Ensino, aprendizagem e formação integral da criança. Ludicidade e criticidade. 

Bibliografia
FERRAZ, Daniel.  Educação crítica em língua inglesa: neoliberalismo, globalização e novos letramentos. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. 168 p. ISBN 9788544407103 (broch.). ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (Org.).  Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2012. 261 p. (Série estratégias de ensino ; 29). ISBN 9788579340413 (broch.). COLOMBO, Sthéfanie; CONSOLO, Douglas Altamiro. O ensino de inglês como língua estrangeira para crianças no Brasil: cenários e reflexões. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2016. Recurso digital 
Formato: ePDF
Requisitos do sistema: Adobe Acrobat Reader Modo de acesso: World Wide Web
 ISBN 978-85-7983-800-2 (recurso eletrônico). Disponível em: http://www.ibilce.unesp.br/Home/LaboratorioEditorial/labeditorial_dconsolo_20170111_pdf_internet.pdf

Bibliografia Complementar
ROCHA, Cláudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões 
 e possíveis provisões. In: DELTA v. 23, n. 2, p. 273 – 319, 2007. ROCHA, Cláudia Hilsdorf.  A língua inglesa no ensino fundamental público: diálogos com Bakhtin por uma formação plurilíngue. In: Trabalhos em Linguística Aplicada , Campinas, 48(2): 247-274, Jul./Dez. 2009. ROCHA, C. H.; BASSO, E. A. (Org.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades : reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008, p. 63- 84. TONELLI, J. R. A;   PÁDUA, L. S; OLIVEIRA, T. R. R. (Orgs) Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras para Crianças no Brasil. Curitiba: Appris, 2017. 320p. ZACCHI, Vanderlei J.; STELLA, Paulo Rogério. Novos Letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa . Maceió: Edufal, 2014.
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