Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos em Linguística Aplicada Crítica ( LET13941 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Identificar os modos como a linguagem constitui problema de pesquisa sobre a sociedade; - Analisar práticas discursivas que inscrevem violência e seus efeitos materiais na vida social; - Compreender o conceito de epistemicídio a partir de materialidades textuais oriundas do contexto latinoamericano; - Articular o(s) conceito(s) de “crítico” ao campo da Linguística Aplicada, a partir dos estudos de gênero, sexualidade, das questões étnico-raciais e de classe. - Refletir sobre as potencialidades e limites da pedagogia de língua inglesa para a transformação social.  

Ementa
Tópicos contemporâneos em Linguística Aplicada Crítica. Língua e sociedade. Recorte de objetos na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguística Aplicada e violência: questões raciais, de gênero, sexualidade e pobreza estudados a partir de sua manifestação nas diversas materialidades textuais. Epistemologias em contextos pós-coloniais. A Linguística Aplicada latinoamericana. Subsídios da Linguística Aplicada Crítica para o ensino de inglês em contextos pós-coloniais.

Bibliografia
MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. 279 p. (Coleção lingua[gem] ; 18) ISBN 9788588456495 (broch.) PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a (critical) introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbawn Associates, 2001. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. 3. ed. São Paulo: Parábola 2008. 143 p

Bibliografia Complementar
JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia (Org.). Formação 'desformatada' práticas com professores de língua inglesa. São Paulo: Pontes, 2011. 307 p. (Novas perspectivas em linguística aplicada ; 15). ISBN 9788571133594 SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. 1. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010. 637 p. ISBN 9788524915796 (broch.) PENNYCOOK, A. Critical and Alternative Directions in Applied Linguistics. Australian Review of Applied Linguistics. V.33, n. 2. Monash University Press, 2010. CAVALCANTI, Marilda do Couto; BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007. 252 p. ISBN 9788575910641 (broch.) LEFFA, Vilson J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
Carregando...