JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia (Org.). Formação 'desformatada' práticas com professores de língua inglesa. São Paulo: Pontes, 2011. 307 p. (Novas perspectivas em linguística aplicada ; 15). ISBN 9788571133594
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. 1. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010. 637 p. ISBN 9788524915796 (broch.)
PENNYCOOK, A. Critical and Alternative Directions in Applied Linguistics. Australian Review of Applied Linguistics. V.33, n. 2. Monash University Press, 2010.
CAVALCANTI, Marilda do Couto; BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007. 252 p. ISBN 9788575910641 (broch.)
LEFFA, Vilson J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.