Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Escrita Acadêmica em Língua Inglesa ( LET13939 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·        Desenvolver produção e recepção em relação à escrita acadêmica. ·        Identificar e reconhecer os recursos apresentados pelos diferentes gêneros textuais; ·        Identificar e reconhecer os recursos léxico-gramaticais apresentados no texto acadêmico; ·        Produzir texto acadêmico considerando a normatização vigente; ·        Articular os conhecimentos sobre o gênero acadêmico com as novas tecnologias. ·        Problematizar a escrita acadêmica em língua inglesa em relação ao seu papel no mundo acadêmico/educacional. ·        Problematizar o papel da escrita acadêmica na formação discente e na formação docente.

Ementa
Conceitos de escrita. Funções da escrita. Produção e recepção de textos na perspectiva interacionista. As relações entre texto, contexto, autor e leitor. O gênero acadêmico e suas tipologias textuais. Educação linguística e escrita acadêmica. Escrita acadêmica e as novas tecnologias.

Bibliografia
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4. ed. -. São Paulo: Cortez, 2003. 133 p. ISBN 8524907711 MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 295 p. (Educação lingüística ; 2). ISBN 9788588456747 (broch.). MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, Désirée (Org). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 316 p. (Coleção Signum). ISBN 9788574601410 (broch.). MÜLLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. Londrina, PR: UEL, 1995. 76 p. ISBN 8572160027  SWALES, J & FEAK, C. Academic Writing for graduate Students. University of Michigan Press, 1994.    

Bibliografia Complementar
FERREIRA, M. M.. O letramento acadêmico em inglês: dificuldades na confecção da sessão introdução de artigos acadêmicos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 12, p. 1025-1048, n. 2012. GARCIA, Bianca Rigamonti Valeiro; MILTON, John. Produção do texto em língua inglesa. Curitiba, PR: IESDE, 2009. 284 p. ISBN 978-85-387-2251-9 1. HYLAND, Ken; SHAW, Philip.. The Routledge handbook of English for academic purposes. London and New York: Routledge, 2016. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 240 p. ISBN 9788524903298 MOTTA-ROTH, Désirée; BONINI, Adair; MEURER, J. L. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo, SP: Parábola, 2005. 295 p. (Coleção Lingua[gem] ; 14) ISBN 9788588456402  SWALES, John M. Research Genres: explorations and applications. Michigan: University of Michigan, 2004.  
Carregando...