Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Linguística Aplicada ( LET13927 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender as diferenças e interseções entre a Linguística Geral e a Linguística Aplicada; Traçar o histórico da LA nacional e internacionalmente desde a LA tradicional até sua virada política; Compreender a LA como área multi/inter/trans-disciplinar, suas respectivas particularidades e implicações para o ensino de línguas estrangeiras, em especial da língua inglesa. Familiarizar-se com os estudos de cognição no campo da LA e seus desdobramentos para o ensino de línguas. Conhecer e problematizar teorias de aquisição de línguas, Encorajar posturas críticas em relação ao ensino de uma língua estrangeira.  

Ementa
Historiografia da Linguística Aplicada. O objeto da Linguística Aplicada. A Linguística Aplicada no Brasil. Linguística Aplicada e Trans/inter-disciplinaridade. Linguística Aplicada e cognição. Aquisição de línguas. A virada política em Linguística Aplicada. Ensino de línguas estrangeiras.  

Bibliografia
BROWN, D. H. Principles of Language Learning and Teaching (4th edition) U.S.A: Longman, 2000. ELLIS, R. The study of second language acquisition. (2nd ed.). Oxford: Oxford University Press, 2008. LIGHTBOWN, P. & SPADA, N. How Languages Are Learned. Oxford: OUP, 2004. 

Bibliografia Complementar
KRASHEN, S. D. The Input Hypothesis: Issues and implications. New York: Longman, Inc., 1985a. ALMEIDA FILHO, J.C.P. Linguística Aplicada, ensino de línguas, comunicação. Campinas: Pontes Editores, 2008. ELLIS, R. Understanding second language acquisition. NY: Routledge, 2013. ________. Learning a Second Language Through Interaction. Amsterdam: John Benjamins, 1999. PAIVA, V.L.M.O. Conversa com linguistas. In: http://www.veramenezes.com/publicacoes.html, 2005
Carregando...