Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA ( TEP13805 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A educação matemática escolar no Brasil: fundamentos históricos, filosóficos e políticos. Tendências em Educação Matemática. O planejamento pedagógico. Avaliação de aprendizagem. Possibilidades metodológicas para o Ensino da Matemática. O livro didático de Matemática. 

Bibliografia
1)        D’AMBROSIO, U.  Educação matemática: da teoria à prática . Campinas, SP: Papirus, 1996. 2)        LORENZATO, S.  Para aprender matemática . Campinas, SP. Autores Associados, 2006. 3)        ZABALA, A.  A prática educativa: como ensinar . Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Bibliografia Complementar
1)        CHERVEL, A.  Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa . Teoria & Educação, 2, 1990, p. 177-229. 2)        MASETTO, M.  Didática: a aula como centro . 4 ed. São Paulo: FDT, 1997 (Coleção aprender e ensinar) 3)        MORETTO, V. P.  Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas . 8 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 4)        PADILHA, H.  Mestre maestro: a sala de aula como orquestra . Rio de Janeiro: Linha Mestra, 2003. 5)        PAIS, L. C.  Ensinar e aprender matemática . Belo Horizonte: Autêntica. 2006. 6)        PERRENOUD, P.  Dez novas competências para ensinar . Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. 7)        PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.  Investigações matemáticas na sala de aula . 3 ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. RONCA, P. A.C. e TERZI, C A.  A aula operatória e a construção do conhecimento . São Paulo, SP: Edesplan. 2001.
Carregando...