Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ( TEP13740 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS A SEREM DEFINIDOS EM CONJUNTO COM O DEPARTAMENTO QUE OFERECE A DISCIPLINA.

Ementa
Estudos histórico-culturais da Educação Matemática no Brasil e relações com contextos mais amplos. A constituição da Matemática escolar no contexto da legislação educacional e das práticas escolares. Movimentos de modernização da matemática escolar. As finalidades da matemática escolar em diferentes momentos históricos. Fontes históricas da Educação Matemática. A produção escolar como fonte documental para os estudos histórico-culturais da Educação Matemática.

Bibliografia
 1)       CHERVEL, A. História das Disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. Porto Alegre: 1990. n.2, p. 177-229. 2)       CHOPIN. A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. São Paulo: Educação e Pesquisa. v.30, n.3, set./dez. 2004, p. 549-566. 3)       MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 4)       MIORIM, M. A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998. 5)       SILVA, C. M. S. Explorando as operações aritméticas com recursos da história da Matemática. Brasília: Plano editora, 2003. 6)       VALENTE, W.R. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). 2 ed. São Paulo: Annnablume, FAPESP, 2002.

Bibliografia Complementar
 1)       BLOCH, M. Apologia da História ou O Oficio de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 2)       MIGUEL, A; BRITO; CARVALHO, D, MENDES; I.A; História da matemática em atividades didáticas. 2. Ed. Ver. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. 3)       JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas/SP: Editora Autores Associados, SBHE, janeiro/junho, 2001, n° 1, pp. 9-43. 4)       KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976. 5)       SILVA, C. M. S. A matemática positivista e sua difusão no Brasil. Vitoria/ES: EDUFES, 1999. 6)       VALENTE, W. R.(Org.).  O nascimento da Matemática do Ginásio. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2004.
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