Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ( TEP13809 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Diversidade e diferença como constituintes da condição humana. Abordagens sobre a diversidade e a diferença no campo educacional. A escola inclusiva. Legislação, Políticas Públicas: gênero, deficiência, diversidade sexual, indígena, educação ambiental e outros. A formação de professores e a diversidade no espaço educacional.

Bibliografia
1)        PATTO, M. H. S. A Produção do fracasso escolar . 4ª edição revista e ampliada. São Paulo: Intermeios. NOTA: ISBN: 978-85-8499-021-4 2)        SANTOS, B. S. A Construção Intercultural da Igualdade e da Diferença . In: A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez.  Editora (2006). 3)        SCHILING, F.. Direitos humanos e educação: outras palavras, outras práticas . 2. edição. São Paulo: Cortez, 2011.  

Bibliografia Complementar
 1)        CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. (Org.). Professores e educação especial; formação em foco. Porto Alegre: Mediação , CDV/FACITEC, 2011. 2)        JESUS, DM; BAPTISTA, CR; VICTOR, SL. Pesquisa em educação especial; mapeando produções . Vitória: EDUFES, 2012. 3)        LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. Educação e inclusão . BH: Autêntica. 2013. 4)        CAIADO, K. R. M. C.; JESUS, D. M. Professores e Educação Especial: Formação em foco . Porto Alegre: Mediação, 2011.  5)        MAZZOTA, M. J. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas . 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 6)        RODRIGUES, A. BARRTETO, M. A. S. C. Currículos, Generos e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória, Edufes, 2012. 7)        TEAO. K. LOUREIRO, K. História dos índios no Espírito Santo . 2 ed. Vitória, ES: Editora do autor, 2010. 8)        AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação . In: AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998. P. 11-30. 9)        BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva . MEC/SEESP, 2007-2008. 10)     BRASIL. Atendimento Educacional Especializado. Resolução Nº.4 Brasília , MEC/SEESP/CNE/CEB, 2009. 11)     JESUS, D. M. Políticas de inclusão escolar no Espírito Santo: tecendo caminhos teórico-metodológicos . In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles (Orgs.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009. 12)     LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação . Petrópolis, Rio de janeiro, Vozes, 1997.
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