Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ENSINO DE FUNÇÕES ( MAT13702 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Evidenciar e discutir, do ponto de vista da matemática escolar, o ensino de funções. Analisar propostas curriculares oficiais. Promover a preparação e o uso de materiais didáticos e de tecnologias. Trazer ao primeiro plano de discussões a prática do futuro professor.

Ementa
Articulação entre os conteúdos que permeiam os currículos da escola básica e a ciência matemática. Análise de propostas curriculares oficiais relacionadas ao ensino de funções no Ensino Fundamental e Médio. Preparação e análise de material didático. Produções textuais dos alunos. Sequências didáticas. Uso de tecnologias de informação e comunicação. Experiências relativas à prática do futuro professor

Bibliografia
 1)        LIMA, E.L. Matemática do ensino médio , 11ª edição. SBM. 2016. Volume 1. 2)        MANRIQUE, A.L.; BIANCHINI, B.L.; SILVA, B.A.; DUBUS, M.T.G.; SOUZA, V.H.G. Atividades para o estudo de funções em ambiente computacional . São Paulo: IgluLtda, 2002. 3)        RIBEIRO, A.J.; CURY, H.N.; Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função . 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 

Bibliografia Complementar
  1)        BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental . Parâmetros Curriculares Nacionais .Brasília: MEC, 1997. 2)        BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica . Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1999. 3)        BRASIL. PCNEM Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio , Secretaria de Eduação Média Tecnológica do Ministério da Educação. Brasília: SEMT/MEC, 1999. 4)        BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias . Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 5)        COSTA, M.A. As Idéias Fundamentais da Matemática . São Paulo: Grijalbo, 1971. 6)        LIMA, E. L. Números e funções , SBM, 2013. (Coleção PROFMAT).
Carregando...