Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA I ( TEP13742 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos a serem definidos em conjunto com o departamento que oferece a disciplina.

Ementa
Observação e análise das diferentes formas de atuação do professor de Matemática no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. O aluno do terceiro ciclo do ensino fundamental. O erro e o processo de aprendizagem. A matemática escolar no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Análises e discussões sobre situações didáticas. Docência supervisionada nas classes do Ensino Fundamental (3o ciclo). A avaliação e as possibilidades de ação e reflexão

Bibliografia
1)        BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o 3ª e 4ª Ciclos - Matemática . MEC/SEF, 1998.   2)        PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência . São Paulo: Cortez, 2004.   3)        PONTE, J.P. Investigações matemáticas na sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2005.  

Bibliografia Complementar
1)        CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos . Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 2)        FIORENTINI, D. Rumos da Educação Matemática: O professor e as mudanças didáticas e curriculares . Anais do II Seminário de Avaliação das Feiras Catarinenses de Matemática, Brusque-SC, junho/2001. (p. 23-37). 3)        GUZMAN, M. Contos com contas . Lisboa: Gradiva, 1991. 4)        JULIUS, E.H. Aritmetruques: 50 dicas de como somar, subtrair, multiplicar e dividir sem calculadora . 2ª edição. Campinas: Papirus, 1999. 5)        LORENZATO, S. Para aprender matemática . Campinas, São Paulo: Editores associados, 2006. 6)        MACHADO, N.J. Matemática e língua materna: (análise de uma impregnação mútua) . São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. 7)        MOREIRA, P. C.; SOARES, E. F.; FERREIRA, M. C. C. Frações: o que os erros dos alunos podem ensinar aos professores . Belo Horizonte,1999. 8)        MUNIZ, C.A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática . 2ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014. 9)        NACARATO, A.M.; MENGALI, B.L.S. ; PASSOS, C.L.B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender . Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 10)     PINTO, N.B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar . Campinas, SP: Papirus, 2009. 11)     RAMOS, L.F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos . São Paulo: Ática, 2009. 12)     SANTOS, V.P. Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos . Projeto Fundão. UFRJ. 13)     SELVA, A.C.V.; BORBA, R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental . Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 14)     SILVA, C. M.S. Explorando as operações aritméticas com recursos da História da Matemática . Brasília: Plano, 2003. 15)     TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática . São Paulo: FTD, 1997.             16)     WALLE, J.A.V. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula . 6ª edição. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. 
Carregando...