Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ENSINO DE GEOMETRIA ( MAT13693 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Evidenciar e discutir, do ponto de vista da matemática escolar, o ensino de geometria. Analisar propostas curriculares oficiais. Promover a preparação e o uso de materiais didáticos e de tecnologias. Trazer ao primeiro plano de discussões sobre a prática do futuro professor.

Ementa
Articulação entre os conteúdos que permeiam os currículos da escola básica e a ciência matemática. Análise de propostas curriculares oficiais relacionadas ao ensino de geometria.  Preparação e análise de material didático. Produções textuais dos alunos. Sequências didáticas. Uso de tecnologias de informação e comunicação. Experiências relativas à prática do futuro professor.

Bibliografia
1)           BORTOLOSSI, H.; PASQUINI, R.; Simetria: História de um Conceito e suas Implicações no Contexto Escolar . LF Editorial, 2015. 2)           GIRALDO, V.; RANGEL, L., RIPOLL, C.C. Livro do Professor de Matemática da Escola Básica . SBM, a aparecer. (Coleção Matemática para o Ensino). 3)           KALLEF, A.M.M.R. Vendo e entendendo poliedros , EDUFF, RJ, 1998.

Bibliografia Complementar
1)        SANTOS, C.A. ; NACARATO, A.M. Aprendizagem em geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula . 1ª edição. Belo horizonte: Autêntica,2014. Volume 1. 2)        BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental . Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. 3)        BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica . Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1999. 4)        BRASIL. PCNEM Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio , Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação. Brasília: SEMT/MEC, 1999. 5)        BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias . Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 6)        LIMA, E. L. et al.  Temas e problemas elementares.  3. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2012. x, 329 p. (Coleção PROFMAT ; 5) ISBN 9788585818746. 7)        CARVALHO, P.C. Introdução à Geometria Espacial . 4ª edição. Rio de Janeiro: SBM, 2002. 8)        LIMA, E. L.  Medida e forma em geometria:  comprimento, área, volume e semelhança. 4. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2009. 93 p. (Coleção do professor de matemática). ISBN 9788585818050 9)        TINOCO, L. Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas. Rio de Janeiro: IM-UFRJ. 2004 10)     LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando geometria . São Paulo: Atual, 1994. 11)     VIDYA. Edição especial – Geometria: Ensino e Aprendizagem . Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. v. 35, n. 2 (2015). Disponível em: http://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/issue/view/63>. Acesso em: 23 fev. 2017.
Carregando...