Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA ( MAT13688 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar ao aluno, sob o ponto de vista da prática pedagógica, diferentes programas e tecnologias que podem ser utilizados para ensinar Matemática na escola.

Ementa
Análise e proposta de utilização de diferentes softwares para o ensino e aprendizagem da Matemática na escola, como planilha eletrônica, hipertexto. Programas educativos, softwares de geometria dinâmica, acompanhada de prática pedagógica. Análise de sites Web na área de ensino da Matemática e suas possíveis utilizações no dia a dia da sala de aula. Uso de vídeos em sala de aula. Experiências relativas à prática do futuro professor.

Bibliografia
1)        ABAR, C.A..A.P. Geogebra na produção de conhecimento matemático . São Paulo: 1ªedição, Iglu, 2014. 2)        GIRALDO, V.; CAETANO, P.; MATTOS, F. Recursos Computacionais no Ensino da Matemática , , SBM, 2012. (Coleção PROFMAT) 3)        BORBA, M.C ; SCUCUGLIA,R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: Sala de aula e internet em movimento . 1ªedição. Belo horizonte: Autêntica, 2014. Volume 1.

Bibliografia Complementar
1)      BORBA, M.C. ; CHIARI, A. Tecnologias digitais e educação matemática . 2ª edição. São Paulo: Livraria da Física, 2013. Volume 1. 2)      VAZ, C.L.D. O software Maxima e aplicações . EditAedi, 2016. 3)      ABAR, C. A. A. P. Geogebra na produção de conhecimento matemático . Iglu, 2014. 4)      UFF; Conteúdos digitais para o ensino de Matemática e Estatística . Universidade Federal Fluminense,   http://www.uff.br/cdme/, acessado em 05/12/2016. TROCADO, A.; SANTOS, J.M. Aplicações com o geogebra . 2014. http://geogebra.ese.ipp.pt/index.php/fp-ggb/44-encontros/242-aplicacoes-com-geogebra, acessado em 28/03/2017.
Carregando...