Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ENSINO DE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE ( MAT13708 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Evidenciar e discutir, do ponto de vista da matemática escolar, o ensino de combinatória e probabilidade. Analisar propostas curriculares oficiais. Promover a preparação e o uso de materiais didáticos e de tecnologias. Trazer ao primeiro plano de discussões sobre a prática do futuro professor.

Ementa
Ensino de problemas elementares de contagem (permutação, combinação e arranjo) e Probabilidade. Análise de propostas curriculares oficiais relacionadas a essas temáticas no ensino fundamental e médio. Preparação e análise de material didático. Produções textuais dos alunos. Sequências didáticas. Uso de tecnologias de informação e comunicação. Experiências  relativas à pratica do professor.

Bibliografia
1)        LIMA, E. L. A Matemática no Ensino Médio . 7ª edição, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática. 2016. Volume 2 (Coleção do Professor de Matemática) 2)        MORGADO, A. C.  et. al: Análise Combinatória e Probabilidade . Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática . 2016. (Coleção do Professor de Matemática) 3)        HAZZAN S.: Fundamentos de Matemática Elementar, vol 5. Combinatória, Probabilidade - 7a. edição. Editora Atual, 2004.

Bibliografia Complementar
1)        WALLE, J.A.V. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula . 6ª edição. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. 2)        ESPÍRITO SANTO - Secretaria Estadual de Educação. Currículo básico escola estadual . Vitória: SEDU (2009). 3)        BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática - 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF,  1998. 4)        BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais . Brasília: MEC/SEF,  1997. v.1. 5)        CAZORLA, I. M. e SANTANA, E. R. dos S. Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio. Do tratamento da informação ao letramento estatístico . Itabuna: Via Litterarum, 2010. 6)        LOPES, C. E; COUTINHO,  C. Q.; ALMOULOUD, Saddo. Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. 7)        BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. Edição temática Educação Estatística. Rio Claro: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, v. 1, n. 40. (2011). Disponível em: /www2.rc.unesp.br/bolema/?q=bolema/40>. Acesso em: 23 fev. 2017. VIDYA. Edição especial - Ensino de Probabilidade e Estatística. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. v. 36, n. 2 (2016). Disponível em: http://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/issue/view/158>. Acesso em: 23 fev. 2017.
Carregando...