Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA IV ( TEP13745 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos a serem definidos em conjunto com o departamento que oferece a disciplina.

Ementa
Vivências e experimentações em áreas de inserção da Educação Matemática em Ambientes não escolares. Análises de dimensões políticas, sociais organizacionais, culturais e sociais da Educação Matemática não formal. Educação Matemática de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Educação Matemática em contextos de formação mais amplos.

Bibliografia
1) D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade . 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 2) FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa . São Paulo: Paz e Terra, 1996. 3) SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica . Campinas, SP: Papirus, 2008.

Bibliografia Complementar
1) ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática . 2 edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 2) BORBA, M.C; SILVA, R.S.R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento . 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 3) BICUDO, M.A.V.; GARNICA, A.V.M. Filosofia da educação matemática . 4ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011. 4) CARRAHER, D.C.; NUNES, T.; SCHLIEMANN, A.L. Na vida dez na escola zero . São Paulo: Cortez, 1994. 5) D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa . Educação Matemática em Revista: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, 1993. 6) D'AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade . São Paulo: Palas Athena, 2001. 174 p. ISBN 8572420150. 7) FONSECA, M.C.F.R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições . 3ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012. 8) GERDES, P. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas . Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010. 9) GIARDINETTO, J.R.B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana . Campinas, SP: Autores Associados, 1999. 10) FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido . 8ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 11) KNIJNIK, G. Etnomatemática em movimento . Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012. 12) LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática . 2ª edição. Campinas: Autores Associados, 2008. Matemática e realidade . 2ª edição. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. 
Carregando...