Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educando para diversidade étnico-racial na Biblioteconomia ( BIB14869 )
Unidade:
Departamento de Biblioteconomia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Contextualizar aspectos teóricos, históricos e conceituais relacionados às culturas africanas e afro-brasileiras na Biblioteconomia. Apresentar formas de discussão e inclusão das temáticas nas bibliotecas, centros e unidades de informação. Compreender as proposições e as formas de ações afirmativas para a população negra em suas múltiplas perspectivas. Examinar o conceito de raça social como categoria de análise sociocultural. Analisar a produção social e histórica do racismo na produção informacional brasileira. Desconstruir estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na produção literária brasileira. Conhecer os pressupostos para a inserção de conteúdos informacionais da temática da história e cultura afro-brasileira e africana. Analisar a produção do Movimento Negro acerca do antirracismo. 

Ementa
Aspectos históricos, sociológicos e culturais africanos e afro-brasileiros na sociedade brasileira. Políticas Afirmativas e relações étnico-raciais, identidades e subjetividades. Contexto conceitual das culturas africanas e afro-brasileiras na biblioteconomia. Inclusão e discussão da temática em bibliotecas e unidades de informação

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. HISTÓRIA geral da África. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982-1991. 8 v. CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva. (Org.) Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Bibliografia Complementar
LOBATO, Fátima; SANTOS, Renato Emerson dos. Ações afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FONSECA, Marcus Vinicius; BARROS, Surya Aaronovich Pombo de (Org.). A História da educação dos negros no Brasil. Niterói, RJ: EDUFF, 2016. REIS, Isabel Cristina Ferreira dos; ROCHA, Solange Pereira da (Org.). Diáspora africana nas Américas. Cruz das Almas, BA: Ed. UFRB; Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2016. SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da.; LIMA, Graziela dos Santos. (Org.). Bibliotecári@s Negr@s: ação, pesquisa e atuação pesquisa. Florianópolis: ACB, 2018. Disponível em: < https://www.acbsc.org.br/wp-content/uploads/2018/08/LIVRO-COMPLETO.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; PIZARRO, Daniella Camara; SALDANHA, Gustavo Silva. As Temáticas Africana e Afro-Brasileira em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 10, p. 1-21, 2017. SILVA, Andreia Sousa da; FONTES, Sandra Regina. Diversidade Étnica na Biblioteca e a aplicação da lei 10,639/03. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/72/pdf>. Acesso em: 09 set. 2018.
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