Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
REPRESENTACAO TEMATICA II ( BIB03894 )
Unidade:
Departamento de Biblioteconomia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ao propiciar a interlocução dos contextos de produção e de uso da informação, por meio dos processos, instrumentos e produtos que desenvolve a área de estudos denominada Tratamento Temático da Informação (TTI) ocupa espaço nuclear no âmbito da ciência da informação. Propiciar a compreensão teórica e prática de Tratamento Temático da Informação colocando-se em evidência os instrumentos (linguagens documentárias/linguagem de indexação), os requisitos, elementos e variáveis de política de indexação e produtos gerados pela indexação (índices). Apreender elementos comuns ao conceito de linguagem de indexação e funções relacionadas. Diferenciar os tipos de linguagem de indexação (pré-coordenada e pós-coordenada) estabelecendo relações com os instrumentos respectivos (tesauro e listas de cabeçalhos de assunto). Capacitar o aluno para a construção de linguagens de indexação (alfabéticas). Introduzir o aluno em situações de vivência prática sobre a elaboração de políticas de indexação. Habilitar o aluno para a elaboração de produtos gerados pela indexação com ênfase nos índices de assunto.

Ementa
Linguagem de indexação: conceito, tipos e instrumentos (teoria e prática de tesauro e de cabeçalho de assunto). Elaboração de política de indexação. Produtos gerados pela indexação.

Bibliografia
CAVALCANTI, Cordelia R. Indexação e tesauro: metodologia e técnicas. Ed. Preliminar. Brasília, Associação de Bibliotecários do Distrito Federal, 1978. CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis 2002. DODEBEI, V. L. Tesauro: linguagem de representação de memória documentária. Niterói: Intertexto, 2002. GIL URDICIAIN, Blanca. Manual de lenguajes documentales. 2. ed., rev. y ampl. Gijón (Asturias): Trea, 2004. 280 p. (Biblioteconomía y administración cultural ; 106). LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

Bibliografia Complementar
BOCCATO, Vera Regina Casari; GRACIOSO, Luciana de Souza (Org.). Estudos de linguagem em ciência da informação. Campinas, SP: Alínea, 2011. CURRÁS, Emilia. Ontologias, taxonomia e tesauros: em teoria de sistemas e sistemática. Brasília, DF: Thesaurus, 2010. FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda Lopes Ginez de (Org.). A Dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. Marília, SP: Fundepe; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. 268 p. GOMES, H. E. (Coord.) Manual de elaboração de tesauros monolíngües. Brasília: PNBIES, 1990. HARPRING, Patrícia. Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2016. MOREIRO GONZÁLEZ, José Antonio. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web: elementos conceituais. Salvador: EDUFBA, 2011. SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; SALES, Rodrigo de (Orgs.). Cenários da organização do conhecimento: linguagens documentárias em cena. Brasília: Thesaurus, 2007. SOUSA, Francinete Fernandes de SANTOS, Eliete Correia dos (Org.). A Linguagem e a informação documentária: intermediações e ressignificações possíveis. Curitiba, PR: Appris, 2011. 89 p.
Carregando...