D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Línguas indígenas precisam de escritores? Como formá-los?. Campinas: IEL/Unicamp; Brasília: Ministério da Educação, 2005.
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (orgs). Antropologia, História e Educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.
LOPES DA SILVA ,Aracy; FERREIRA, Mariana Kwall Leal(orgs.). Práticas Pedagógicas na Escola Indígena. São Paulo: Global, 2001.
MAHER, Terezinha Machado. Ser professor sendo índio: questões de língua(gem) e identidade. Tese (Doutorado) – Campinas: IEL/Unicamp, 1996.
MEDEIROS, Juliana Schneider. Educação escolar indígena específica e diferenciada: o estudo da língua Kaingang e do artesanato na escola. Disponível em: /www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2218/403>. Acesso em 12 mar. 2019.