Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de pesquisa e prática pedagógica IV (PPPP IV) ( PRO15767 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Análise e reflexão crítica da gestão/ supervisão e coordenação das escolas indígenas a partir da pesquisa. Intervenção pedagógica nos espaços da gestão, da supervisão e da coordenação. Projeto político pedagógico das escolas indígenas: Espaço e tempo da gestão democrática das escolas indígenas. A relação comunidade indígena e a gestão da escola indígena. Legislações educacionais da escola indígena. Financiamento da educação indígena no Brasil.

Bibliografia
BASTOS, João Batista (org). Gestão Democrática. 3.ed. Rio de janeiro:DP&A, 2002. DAVIES, Nicholas. FUNDEB: A redenção da educação básica? Campinas:SP: Autores Associados, 2008. FERREIRA, Eliza Bartolozzi, OLIVEIRA, Dlila A.(org) Crise da escola e políticas educacionais. B.H: Autêntica Ed, 2009.

Bibliografia Complementar
GUIMARÃES, Marcelo R. Aprender a educar para a Paz. Goiás: Editora Rede da Paz, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. MATOS, Maristela Bortolon de; MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. Processos de elaboração do Projeto Político Pedagógico em uma escola Indígena. In. Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – ENDIPE, UNICAMP, 2012. OLIVEIRA, Dalila Andrade, ROSAR, Mª de Fátima Felix (orgs.). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. pp. 17-38. RODRIGUES, Paulo da S., Drago, Rogério. Projeto Político-pedagógico. Vitória: Aquarius, 2008.
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