Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Movimento e Desenvolvimento Humano ( DIS12649 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer o desenvolvimento infantil normal desde a concepção até a adolescência. Capacitar o aluno para avaliar, de forma válida e padronizada, o desenvolvimento infantil global. Capacitar o aluno a diagnosticar, prevenir e tratar atrasos no desenvolvimento motor infantil.   

Ementa
Teorias de comportamento motor e sua influência no entendimento do desenvolvimento infantil. Desenvolvimento fetal intrauterino. Crescimento e desenvolvimento infantil normal. Avaliação fisioterapêutica e padronizada do desenvolvimento infantil. Prematuridade e atuação fisioterapêutica no ambulatório de seguimento. Atraso motor e estimulação motora infantil

Bibliografia
Miranda JL, Brasil R, Amaral J. Desenvolvimento da criança em situação de risco neuropsicomotor: Prevenção, avaliação, intervenção e educação. 1° edição. Ed. Expressão, 2012. BLY, L. Motor Skills Acquisition in the First Year. Tucson: Therapy Skill Builders; 1994. FLEHMIG, Inge. Texto e atlas do desenvolvimento normal e seus desvios no lactente: diagnóstico e tratamento do nascimento até o 18º mês. São Paulo: Atheneu, c2004. 316 [12] p. LEAO, E. et al. Pediatria Ambulatorial. 4.ed, Belo Horizonte, COOPMED, 2005 BEE, Helen L.; BOYD, Denise Roberts. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. vi, 567 p. GALLAHUE, David L.; NEIRA, Marcos Garcia; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005. xiv, 585 p. Tecklin JS. Fisioterapia Pediátrica. 3° ed. São Paulo: Artmed, 2002.

Bibliografia Complementar
POUNTNEY, Teresa E. (Ed.). Fisioterapia pediátrica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. xiv, 372 p.
Carregando...