Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fisioterapia em Atenção Básica II ( DIS12132 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer, experimentar e enfatizar a importância da atuação do fisioterapeuta na atenção básica; Desenvolver competências e habilidades para atuar na prevenção primária à saúde, com medidas destinadas a aumentar a saúde e o bem estar geral (período pré-patogênico); Desenvolver competências e habilidades para atuar na prevenção secundária à saúde, com medidas destinadas ao diagnóstico e tratamento precoce; Vivenciar os cenários práticos da atenção básica e reforçar a importância da atuação preventiva em sua práxis; Elaborar as ações práticas juntamente com a equipe de trabalho proporcionado ao acadêmico a oportunidade de interagir com outros profissionais; Estimular o aluno no desenvolvimento de seu comportamento ético-profissional, relacionamento interpessoal e responsabilidades.

Ementa
Atuação na prevenção primária e secundária por meio de promoção, planejamento e execução de ações educativas em saúde, que atendam às questões étnico raciais e meio ambiente, no contexto das seguintes linhas de cuidado: saúde do adulto e idoso, saúde da mulher e saúde da criança e adolescente.

Bibliografia
• DELIBERATO, PCP. Fisioterapia Preventiva: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Manole, 2002. • BARBOSA, LG. Fisioterapia preventiva nos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORTs: a fisioterapia do trabalho aplicada. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. • BRASIL. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios / Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. – 3. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/sus_3edicao_completo.pdf • BUCHABQUI, JA. Promovendo a saúde da mulher. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1995. • LESSA, I; HAGE, EC. O adulto brasileiro e as doenças da modernidade: epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. • REBELATTO, JR; MORELLI, JGS. Fisioterapia geriátrica: a prática da assistência ao idoso. 2. ed.ampl. Barueri: Manole, 2007.

Bibliografia Complementar
• BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. 58 p. • BRASIL. Secretaria de Assistência à Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil : aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. 111 p. • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.132 p. Acesso em: 18 de maio de 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_jovens_recuperacao_saude.pdf • BRASIL. Área Técnica de Saúde da Mulher, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada– manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde; 2005. Acesso em: 18 de maio de 2012. Disponível em: • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área de Saúde da Criança. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: método mãe canguru : manual do curso. 1. ed. - Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2002. • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Assistência à Saúde. Política Nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. 80 p. • Brasil. Ministério da Saúde. Dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Acesso em: 18 de maio de 2012. Disponível em: . • BRASIL.. Ministério da Saúde.. Secretaria de Políticas de Saúde. BRASIL. MINISTERIO DA SAUDE. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Caderno de saúde do trabalhador: legislação. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001. 142p. • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília, 2010. 44 p. Acesso em: 18 de maio de 2012. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/volume12.pdf
Carregando...